É possível laquear móveis em casa em casa sim! Veja o que você vai precisar

Você vai precisar de equipamento profissional, tinta específica e muita paciência. O resultado é compensador!

É preciso avisar de antemão: você provavelmente não vai acertar logo na primeira vez. Talvez nem na segunda. O que não significa que a laca seja um bicho de sete cabeças. “Na verdade, é mais demorada de executar do que difícil”, afirma a designer de interiores Marilza Gusmão, de Belém, que aprendeu a técnica com um marceneiro. Claro que sua habilidade como artista plástica facilitou as coisas, mas o principal, segundo ela, é não ter medo – começar a laquear é um processo que requer tentativa e erro, além de pistola e compressor de ar. Não é, portanto, algo indicado para quem quer apenas reformar um móvel específico. Nem para os apressadinhos. “Pulando etapas, você terá uma peça pintada à pistola, não laqueada”, diz. E aí, continua animado? Então, é hora de arregaçar as mangas!

Para uma cobertura perfeita, anote as lições da especialista!

❚ A aplicação de massa rápida em toda a peça antes da pintura é um dos passos mais trabalhosos, porém fundamental para a conquista do efeito lisinho da laca profissional.

❚ Atenção à tinta! Nada de acrílica, esmalte ou spray – o laqueamento de peças de madeira, MDF ou compensado deve ser feito com laca nitrocelulose, tinta automotiva ou P.U. (à base  de poliuretano). “Prefiro a nitrocelulose, pois  a secagem é ótima, e gosto muito do resultado final”, diz Marilza, que recomenda usar  primer, massa e tinta da mesma marca.

❚ A ferramenta certa ajuda: ter um compressor de ar é essencial, e alguns modelos já vêm com pistola para pintura – como o Ar Direto G3 , da Chiaperini (Loja do Mecânico). Poder contar com uma segunda pistola agiliza  o processo, já que dispensa a interrupção do serviço para fazer a limpeza, na hora de passar do primer para a tinta. “Antes de adquirir essa peça extra, verifique se ela é compatível com  o nível de pressão do compressor”, alerta.

❚ ”Na hora da pintura, mantenha distância de  15 cm a 30 cm entre a pistola e a peça, para evitar que o produto escorra”, observa Marilza.

Você vai precisar de:

❚ Óculos ou máscara

❚ Par de luvas

❚ Lona de proteção

❚ Lixas n° 100  e n° 150

❚ Lixadeira elétrica (opcional)

❚ Saco de estopa

❚ Espátula plástica

❚ Misturador

❚ Compressor de ar e pistola para pulverização (pistola extra opcional)

❚ Solvente ou thinner; usamos o thinner B-52 (lata de 900 ml), da Tintas Veloz

❚ Fundo para laca nitrocelulose; usamos o Primer Surfacer Rápido (lata de 900 ml), da linha automotiva Lazzulac, da Sherwin-Williams,  na cor branco 

❚ Massa rápida; usamos a da linha automotiva Lazzuril (lata de 900 ml), da Sherwin-Williams, na cor branco

❚ Laca nitrocelulose; usamos a da linha automotiva Lazzulac (lata de 900 ml), da Sherwin-Williams, na cor Turquesa Acqua (do sistema de preparação de cores Lazzumix)

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Daniel Rocha

    Usando equipamento profissional você pode laquear em casa, no carro, no banheiro… Quando se fala em “fazer em casa” é usando métodos alternativos. Pode não ficar com o mesmo acabamento, mas a intenção de fazer em casa é um trabalho próximo do profissional, com menos gastos. Um compressor de tinta custa uns 500 reais, a lixadeira, 350, de material vai no mínimo mais uns 200. Sai meio caro esse banquinho hein… Melhor mandar fazer gastando menos que isso.

    Curtir

    1. INAIRAN MUSTAFA

      E o sentimento de “fui eu que fiz” fica aonde meu amigo? alguma vez já colocou esforço e dedicação pra criar ou pintar uma peça do zero? Este custo, dedicação e aprendizado não têm preço e nenhum móvel comprado pronto em loja irá te dar. Além disso estes equipamentos vão servir para pintar quaisquer outros móveis que você imaginar.

      Curtir

      1. é so o brother alugar o compressor caraca vai sair uns 150 por umas dua semanas e pra fazer laka vc so precisa do compressor o resto pode ser feito manualmento grato..

        Curtir