Quarto de bebê com toque de cor

Aqui, a alegria vem dos tons vivos e dos toques da mamãe, que fez tudo sozinha, com capricho para que o cantinho nascesse com a cara da família

Marilza Gusmão é figurinha carimbada em Minhacasa. A designer de interiores de Belém não para de mudar a decoração, e nós não cansamos de ver as transformações. Da última vez em que a moça passou por aqui, mostrou os novos escritórios dela e do marido, o físico Fabrício Potiguar. E não é que, menos de dois anos depois, ela desalojou o esposo? Mas a causa foi nobre: a chegada do primeiro filho do casal, Antônio. Assim, no cômodo onde antes eram resolvidas equações matemáticas, foi adotada outra fórmula: cor + baixo custo + customização = quarto fofíssimo. “Arregacei as mangas e bolei um espaço sem temas, que crescerá com ele”, diz. 

Feito à mão, com amor

❚ O berço com acabamento de madeira aquece a ambientação. Acima dele vão presos um dossel e um móbile artesanal de papel machê (Marilza ensina o passo a passo em tinyurl.com/ mobile-marilza ). Outro mimo criado pela talentosa mamãe, o travesseiro bordado retrata a família. 

❚ Marilza não abre mão de cores fortes, mas no quarto do pequeno, decidiu aplicá-las na decoração e manter as paredes mais neutras. Ela mesma pintou duas de branco-gelo; outra, com um tom mais forte, graças à adição de 15 gotas de corante preto; e na última, aplicou um papel estampado que imprime um ar retrô.

Rack de outros carnavais

❚ Herança do escritório do papai, o móvel encontrou seu espaço no quarto do bebê. A peça, que tinha sido desenhada e confeccionada por Marilza, passou antes por transformações. Para caber na nova configuração, teve sua largura reduzida em 25 cm, a profundidade perdeu 5 cm e o amarelo laqueado foi refeito. O posicionamento também mudou: antes, o rack ficava perto da janela, onde hoje está o berço, e agora foi parar junto à porta de entrada. Os aparelhos eletrônicos de Fabrício deram lugar às fofurices de Antônio. 

❚ Reparou no arranjo coloridinho da parede? Além de gracioso, ele tem um significado especial: as mãos são as dos papais. Marilza e Fabrício tiraram um molde das próprias mãos, recortaram em MDF, pintaram e acoplaram ganchinhos. Depois, foi só aparafusá-las na parede e pendurar os brinquedos preferidos.

Circulação respeitada

❚ A planta de 9,25 m² não tinha muito segredo: a porta de entrada (1) e a do banheiro (2) ficam frente a frente, o que determinou que essa área de passagem fosse preservada. Apenas o rack suspenso, com 25 cm de profundidade, ocupa espaço por ali.

❚ Os móveis foram dispostos nas paredes maiores, a fim de deixar livre o centro do cômodo. “Assim, evitamos acidentes, principalmente na madrugada”, justifica a designer.

Projeto feito para durar

❚ Trocador é item fundamental em cantinhos de bebê, mas quem disse que ele precisa ter cara de móvel infantil? Este foi encomendado a um marceneiro (Emerson Lobato), que o executou na medida das necessidades de Marilza: de MDF, com três gavetas e dimensões de 1,20 x 0,50 x 0,85 m. A ideia é que, quando Antônio crescer, a peça tenha sua altura ajustada e se transforme em escrivaninha. 

❚ Para capturar os olhares do pequenino, um atraente arranjo de quadros foi instalado logo acima da bancada – as molduras são cobertas com tinta spray colorida e exibem papéis para scrapbook. Acima dessa composição, foram aparafusadas duas prateleiras em forma de U (50 x 18 x 18,8 cm) laqueadas. 

❚ A corujinha de tecido já morava por essas bandas e ganhou o direito de ficar. Agora, ela carrega o nome do dono do pedaço bordado pela mamãe. 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s