Raio X do home office

Adotando regrinhas simples, você monta um espaço confortável para trabalhar ou estudar. E ainda evita problemas de saúde decorrentes da má postura.

Se você pensa que, para ter um escritório em casa, basta escolher um canto e equipá-lo com computador e cadeira, saiba que não é bem assim. Móveis e acessórios devem obedecer a critérios de ergonomia. E não vale acertar nessa fase e, depois, sentar-se curvado – manter a coluna ereta, formando um ângulo de 90 graus com o tronco, é fundamental. Melhor ainda é dedicar dez minutos de cada hora trabalhada ao alongamento de mãos, braços e pescoço. “Esse cuidado previne lesões por esforço repetitivo, como as tendinites”, aponta Fabiano Soto, da Ergolife.

CAMPO DE VISÃO Alinhe o topo do monitor à altura dos olhos – uma caixa de madeira ou uma pilha de livros pode ajudar. Proteja a visão, mantendo-se a cerca de 40 cm da tela. E pisque constantemente para evitar o ressecamento ocular.

A CADEIRA IDEAL Dê adeus às fixas. “Prefira modelos com cinco rodízios, que deslizam de modo estável”, sugere Fabiano. Braços, encosto e assento reguláveis são essenciais: ajuste-os de acordo com sua altura e a da mesa, de modo que seu cotovelo forme um ângulo de 90 graus ao digitar ou mexer no mouse.

ITENS ESPERTOS Para não forçar os pulsos, o melhor é apoiá-los em uma almofada ergonômica, no mesmo nível do teclado – que deve ficar em cima da mesa e nunca em um suporte abaixo dela. O mousepad também precisa ter almofadinha de apoio.

❚ NÃO PISE EM FALSO Mantenha os pés sempre apoiados em uma superfície uniforme, sem cruzá-los. Não alcança o chão? Use um apoio com regulagem de altura e inclinação, no qual devem caber os dois pés, com uma distância de 20 cm entre eles. Os joelhos precisam formar um ângulo de 90 graus.

MESA NOTA DEZ Se tiver entre 60 e 80 cm de altura, o móvel funciona bem como escrivaninha – a medida mais confortável dependerá de sua estatura. “Bordas arredondadas evitam a compressão do antebraço”, diz Fabiano, que ainda desaconselha tampos de vidro: “Os materiais foscos evitam reflexos”, completa. 

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.