Reforma transforma sobrado em lar mais que perfeito

A compra do imóvel antigo e a reforma charmosa concretizaram o sonho da designer de interiores Ana Maria Queiroga de trocar o apê por uma casa com quintal

Eram muitas as demandas de Ana Maria Mouawad Queiroga e de seu marido, o piloto de avião Rodrigo Queiroga. O jovem casal paulistano queria lugar para os bichos de estimação, o pastor australiano Romeu e os gatos Filomena e Flea. Também precisava de um cantinho onde pudesse ensaiar, já que ele é músico amador e ela o acompanha no vocal. Sem falar no plano de encomendar o primeiro filho em breve. Ou seja: tudo conspirava a favor de uma casa. “Procuramos durante um ano e meio”, suspira a moça. “Quando topamos com este imóvel de duzentos e vinte metros quadrados, vimos que estava em boas condições. Mas, por ter abrigado uma empresa, não tinha um pingo de personalidade.” A reforma, planejada em minúcias pela moradora, consumiu sete meses de trabalho. Cores marcantes, peças antigas misturadas a novas e uma infinidade de detalhes encantadores resultaram em um ambiente delicioso, por dentro e por fora. “Nos fins de semana, tudo acontece no quintal, do café da manhã aos jantares com os amigos.”

(Marcos Lima/Minha Casa)

A fachada, árida e sem graça, recebeu revestimento de tijolinhos e bem-vindas plantas. Para que os moradores usufruam da vista do jardim, a janela da sala cresceu 30 cm na largura e 20 cm na altura, e a velha grade vertical – que “tinha aspecto de jaula”, nas palavras de Ana – deu lugar a linhas horizontais, mais leves e bonitas.
Madeira e tijolos aparentes dão aconchego à sala generosa

(Marcos Lima/Minha Casa)

º A designer espantou a impessoalidade que tanto a incomodava na casa. Na área social, tacões de ipê substituíram o piso frio de porcelanato. Descascada, a parede da sala expõe os tijolos originais dos anos 60.
º Acessórios pra lá de coloridos trazem vida ao mobiliário neutro. Sobre o sofá (fora de linha), Ana espalhou almofadas da Ôoh de Casa! O pôster Beatles (61 x 91 cm, sem moldura), é da AllPosters.com.br .

(Marcos Lima/Minha Casa)

º Por trás da TV, um painel de drywall, afastado 7 cm da alvenaria, esconde a fiação dos aparelhos – o efeito marmorizado foi obtido com uma textura comprada pronta.
º Dois nichos de diferentes alturas, um de laca branca brilhante e o outro de laminado fosco púrpura (JF Móveis), abrigam os CDs e DVDs.
Piso de madeira
São 44 m² de tacos de ipê (7 x 40 cm), com verniz Synteko fosco. Madel (instalado)
Drywall
Painel atrás da TV e parede do closet. Ronaldo Camargo Pinto
Mesa espelhada
World-in (1,20 x 0,80 x 0,25 m*). Tok & Stok
Textura lisa
Texturatto Marmoratto, (2,88 litros), da Suvinil, cor Pepita de Bismuto. Tintas MC
Integração no térreo

(Ilustração Alice Campoy/Minha Casa)

º A parede entre a sala de jantar e a cozinha (1) foi parcialmente derrubada, dando lugar a uma bancada, que integra os ambientes.
º Uma porta-balcão (2), onde antes havia uma janela, faz a ligação com o quintal.
º Note como, da garagem, na frente da casa, vê-se o quintal com churrasqueira (3) e a edícula (4), onde o casal montou um estúdio.
Grandes aberturas asseguram a integração com a área externa

(Marcos Lima/Minha Casa)

º Sai a janela, entram as portas envidraçadas de fora a fora. Quando necessário, cortinas rolô controlam o excesso de claridade na sala de jantar.

(Marcos Lima/Minha Casa)

º Diante da parede pintada de turquesa (Pluma de Pavão, da Coral), pôsteres do festival de Woodstok e Alice and the Cheshire Cat, além da placa Elvis Tigerman (AllPosters.com.br), reforçam o clima retrô, assim como o bufê que, apesar de parecer antigo, é novinho!
º Um adesivo (I-Stick) imprime na parede uma frase atribuída ao poeta Fernando Pessoa.
º Irreverente, a moradora reuniu cadeiras variadas em torno da mesa oval.
Mesa de jantar
De Eero Saarinen, Tulipa (1,98 x 1,22 x 0,72 m). Tok & Stok
Cadeiras
Petit, com assento estampado e encosto vermelho (Fernando Jaeger), Uni, de acrílico (Tok & Stok) e Arriba, com assento branco (Desmobilia)
Bufê com pés palito
Tem 1,56 x 0,40 x 0,81 m. Desmobilia
Marcenaria
Bancada e armários da cozinha, gabinetes dos banheiros e nichos. JF Móveis
Cozinha americana para usar diariamente

(Marcos Lima/Minha Casa)

º Finda a demolição, a meia-parede remanescente virou base para uma bancada de laminado branco, onde o casal faz as refeições rotineiras.
º Os armários sob a pia exibem laminado no padrão madeira. Rentes ao teto, módulos de 40 cm de altura – alguns com porta basculante, outros abertos -, acomodam itens pouco solicitados. Na face externa, o conjunto recebeu tinta branca e, por dentro, cor púrpura.

Cores vivas dão o tom 2

A circulação entre a garagem e o quintal mais parece uma área de estar, com direito a arranjo de quadrinhos e espelhos. Da rede, é possível admirar as orquídeas e os brincos-de-princesa que pontuam o muro colorido (Framboesa Silvestre, ref. 14RR 09/333, da Coral). (Foto: Marcos Lima)

Azulejos
O mosaico acima da pia e atrás do fogão leva peças antigas. Cemitério dos Azulejos
Sob a cobertura transparente do quintal, não há tempo ruim!

(Marcos Lima/Minha Casa)

º O pergolado coberto é a chave do sucesso: chova ou faça sol, o casal curte a mesa externa com os amigos. Cobogós (elementos vazados) pintados de branco e uma grade com 80 cm de altura prolongam o muro lateral. De quebra, ajudam a ventilar a área.
º Plantada por Ana, a jabuticabeira já deu frutos. Para protegê-la, ergueu-se um canteiro com 60 cm de altura, feito de tijolos, que também serve de banco.
º Porcelanato rústico, deques de madeira e grama compõem o piso.

(Marcos Lima/Minha Casa)

º O muro atrás da churrasqueira revela o mesmo tom alegre do jardim da frente.
º Um mosaico de azulejos dentro da paleta azul protege a parede onde foi instalado um chuveirão.
º O colorido se completa com a cortininha sob a pia. Comprada pronta (Leroy Merlin), foi cortada para ficar na medida necessária.

(Marcos Lima/Minha Casa)

Muro arroxeado (Framboesa Silvestre, da Coral) e gramado verdinho: já viu combinação mais alegre? Deques marcam o caminho.

Piso
Da Portinari, porcelanato rústico Silex White (90 x 90 cm). H M Matheus
Churrasqueira
Baby, de concreto pré-moldado (2,20 m de altura), sem acessórios. Leroy Merlin
Pergolado
Estrutura de eucalipto e policarbonato translúcido (3,30 x 2 m). Projeto Cobertura
Música e poesia percorrem as paredes

(Marcos Lima/Minha Casa)

º Quem vence os degraus mantidos no charmoso granilite original se surpreende com a letra da música Something, dos Beatles, em um adesivo (Grudado) que acompanha a inclinação do corrimão.
º O aparador antigo, herança da mãe de Ana, foi cortado para caber neste cantinho e pintado com esmalte fosco verde-maçã.
Adesivos
Frase e Cupcake lousa. W3marias Design
Ala íntima renovada

(Marcos Lima/Minha Casa)

º Dos três quartos, dois são servidos por um único banheiro social. Livres dos acabamentos antigos, as paredes agora expõem tinta epóxi branca e pastilhas de vidro na área de banho.
Espelho
Uma grande peça sem moldura, medindo 1 x 1,50 m, foi fixada na superfície acima da pia com cola apropriada ao material. Atlantic Box
Closet vapt-vupt

(Ilustração Alice Campoy/Minha Casa)

º A planta do superior dá indícios de que havia um único banheiro originalmente. Mas o ambiente já estava dividido em dois quando o casal adquiriu o imóvel.
º Com folgados 5,60 x 2,90 m, o quarto conquistou um closet (1,10 m de largura): foi só isolar o armário com uma parede de drywall (1).
Quarto romântico e cheio de bossa

(Marcos Lima/Minha Casa)

º Na divisória do closet, a designer reuniu papel estampado, espelho de 0,80 x 2,47 m e uma cortina de voal branco (Tok & Stok).

(Marcos Lima/Minha Casa)

º Sobre a tinta lavável Céu Azul, da Coral, a moradora escreve frases com giz comum.
Papel de parede
Artemis, da linha Boroque, em rolo de 0,53 x 10 m. Papel de Parede dos Anos 70
Mesinha
Tri pink (52 cm de diâmetro e 56 cm de altura). Desmobilia
Poltrona giratória
Fulô. Fernando Jaeger

Veja também
Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s