Truques para aproveitar bem o espaço em um apê de 60m2

Soluções criativas, como o uso de espelhos na sala e a integração desse ambiente com a cozinha, deram mais espaço ao apartamento

A metragem enxuta deste apartamento poderia ter deixado o arquiteto paulista Daniel Tesser receoso na hora de fechar o negócio. Porém, ao analisar a planta, ele notou que bastariam alterações em algumas paredes para que os ambientes ficassem confortáveis. Agora, da porta de entrada, já se avistam cozinha, jantar, estar, escritório e quarto – cada cômodo tem sua área definida e surpreendentemente ampla. Quer saber quais os segredos do projeto de 60 m² tão bem resolvido? “Menos divisórias, piso claro, espelhos, muita luz natural, móveis encostados nas paredes e nada de peças atravancando a passagem”, lista Daniel.

Layout que foge do óbvio

Quem disse que a TV precisa ficar na sala, em frente ao sofá? Daniel ocupou o canto do estar só com estofados confortáveis e despachou o equipamento para o outro lado, o do jantar. “A fim de poupar espaço, dei dupla função ao rack, que se prolonga e vira banco. Almofadas demarcam os assentos”, explica.

A variedade de acabamentos é outro ponto forte: o teto recebeu tinta que imita concreto e a parede do jantar, tijolos à vista. A mesa de vidro e as cadeiras de acrílico entram para dar leveza.

A proposta para a iluminação segue a linha rústica e mais em conta: nos perfis metálicos perfurados (eletrocalhas) vão presos spots pretos e brancos.

Encaixes perfeitos

“Todas as paredes são estruturais, o que limitou as mudanças, já que não podíamos quebrar a alvenaria”, lembra Daniel. O jeito foi trabalhar com o layout original e, como em um quebra-cabeça, encontrar a melhor forma de dispor o mobiliário.

Sem barreiras, cozinha e área de serviço dividem a mesma bancada de granito (1).

A cozinha-corredor dá show!

Por ser um cômodo estreitinho (1,63 m de largura), o arquiteto priorizou a circulação – para ganhar espaço, até a porta saiu de cena. A cozinha foi planejada de um lado só: “O projeto linear deixa 93 cm livres”, explica.

Salta aos olhos a composição de porcelanatos com aparência de outros materiais: cimento queimado no Broadway Lime, da Portobello; mosaico no Patchwork Brasil, da Itagres; e madeira no Wood Color Yellow, da Itagres,Telhanorte. “O teto pintado de preto contrasta com os acabamentos e destaca a iluminação”, diz Daniel. A parede de lousa é a queridinha de João.

Suíte elegante e masculina

“A área de 11 m² possibilitou separar o quarto em dois ambientes confortáveis: um com a cama e a TV, e outro que funciona como closet, com espaço de vestir junto à porta do banheiro”, afirma Daniel, autor do desenho da marcenaria azul, que faz essa divisão.

Cheio de personalidade, o teto tem uma faixa pintada de preto e uma grande sanca – cobrindo o duto de ventilação e a fiação dos pendentes -, que se prolongam até a parede da frente do leito, onde fica a TV. “Quando o Daniel propôs o uso de tinta preta, ele me mostrou uma referência bem mais discreta. Aqui, ele explorou esse recurso de uma forma mais agressiva, e eu achei sensacional!”, comemora João.

De MDF laminado, a cabeceira dá o toque aconchegante.

No banheiro, o boxe se destaca com porcelanato que imita madeira (Life HD BE, da Portinari. Leroy Merlin) e mix de pastilhas (Mosaico Fit, da Colormix)

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s