Apartamentos: 8 varandas gourmet coloridas

Transformar a varanda na sala jantar é algo cada vez mais comum nas plantas atuais de apartamento. Confira alguns projetos

Neste projeto do escritório doob Arquitetura, a mesa de refeições divide o espaço da varanda com um sofá estilo futon e uma charmosa estrutura quer abriga vasos de plantas.

Neste projeto do escritório doob Arquitetura, a mesa de refeições divide o espaço da varanda com um sofá estilo futon e uma charmosa estrutura quer abriga vasos de plantas. (Julia Ribeiro/Minha Casa)

Um cantinho de refeição e outro de relaxamento se conjugam na varanda espaçosa, montada com móveis e acessórios de uma mesma loja. A arquiteta Elen Saravalli explica sua motivação: “Aproveitei a liquidação de fim de ano, com descontos progressivos, para comprar tudo. Desse jeito, deu até para aquecer a decoração com um tapete de bambu”.

Um cantinho de refeição e outro de relaxamento se conjugam na varanda espaçosa, montada com móveis e acessórios de uma mesma loja. A arquiteta Elen Saravalli explica sua motivação: “Aproveitei a liquidação de fim de ano, com descontos progressivos, para comprar tudo. Desse jeito, deu até para aquecer a decoração com um tapete de bambu”. (Julia Ribeiro/Divulgação)

Tão grande quanto o estar, o terraço de 9 m² teve sua porta removida, a lateral fechada com vidro e agora abriga o jantar. O piso dos dois cômodos foi nivelado e coberto com porcelanato imitando cimento queimado (Cement, linha Broadway, de 90 x 90 cm, da Portobello). Projeto Raduan Arquitetura.

Tão grande quanto o estar, o terraço de 9 m² teve sua porta removida, a lateral fechada com vidro e agora abriga o jantar. O piso dos dois cômodos foi nivelado e coberto com porcelanato imitando cimento queimado (Cement, linha Broadway, de 90 x 90 cm, da Portobello). Projeto Raduan Arquitetura. (Cacá Brakte/Minha Casa)

A fim de garantir versatilidade, base neutra e móveis multiúso foram as escolhas. O toque moderno fica por conta dos quadros, geralmente usados em ambientes internos, das peças com design limpo, dos toques de cores marcantes e das plantas em suportes descolados. Projeto Adriana Fontana.

A fim de garantir versatilidade, base neutra e móveis multiúso foram as escolhas. O toque moderno fica por conta dos quadros, geralmente usados em ambientes internos, das peças com design limpo, dos toques de cores marcantes e das plantas em suportes descolados. Projeto Adriana Fontana. (Luis Gomes/Minha Casa)

Varanda com churrasqueira é o canto preferido do apê “A escolha dos revestimentos teve papel importante: navegando em alguns sites, nos deparamos com uma churrasqueira de canjiquinha, porém com a pedra em um formato maior do que este que usamos – para obter um visual mais bonito, elegemos o filete fininho. Já para cobrir o trecho sobre a pia, apostamos no mosaico de azulejos decorados. Os armários vermelhos vieram para alegrar o espaço”, conta a enfermeira Manoela Graná Branco Giotto, dona deste apê.

“A escolha dos revestimentos teve papel importante: navegando em alguns sites, nos deparamos com uma churrasqueira de canjiquinha, porém com a pedra em um formato maior do que este que usamos – para obter um visual mais bonito, elegemos o filete fininho. Já para cobrir o trecho sobre a pia, apostamos no mosaico de azulejos decorados. Os armários vermelhos vieram para alegrar o espaço”, conta a enfermeira Manoela Graná Branco Giotto, dona deste apê. (Paulo Santos/Minha Casa)

A sala de jantar foi montada na área externa com uma mesa e quatro cadeiras, de aço com pintura epóxi. No terraço, a parede oposta ao estofado inclui um discreto tanque com torneira. Ali foi feito um aparador que serve de apoio à área de refeições. Projeto Suíte Arquitetos.

A sala de jantar foi montada na área externa com uma mesa e quatro cadeiras, de aço com pintura epóxi. No terraço, a parede oposta ao estofado inclui um discreto tanque com torneira. Ali foi feito um aparador que serve de apoio à área de refeições. Projeto Suíte Arquitetos. (Ricardo Bassetti/Minha Casa)

A arquiteta Priscila Acra aproveitou a ampla varanda para criar um espaço de convivência. “É bacana fechar o terraço para protegê-lo das intempéries e apostar em uma boa tela solar”, recomenda.

A arquiteta Priscila Acra aproveitou a ampla varanda para criar um espaço de convivência. “É bacana fechar o terraço para protegê-lo das intempéries e apostar em uma boa tela solar”, recomenda. (Luis Gomes/Minha Casa)

Fechado com vidros de correr, o terraço de 11 m² se tornou uma área de jantar de primeira, com mesa (1,60 x 0,90 m) e cadeiras coloridas que remetem às casas do interior. Projeto Tamires Roccon e Adriana Navatta.

Fechado com vidros de correr, o terraço de 11 m² se tornou uma área de jantar de primeira, com mesa (1,60 x 0,90 m) e cadeiras coloridas que remetem às casas do interior. Projeto Tamires Roccon e Adriana Navatta. (Luis Gomes/Minha Casa)

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s