Antenado, feminino e muito bem resolvido

Este ambiente tem clima de sonho de adolescente: pode ser personalizado e ganhar a cara da dona ao mesmo tempo que atende às exigências de toda uma geração.

Elas ainda não são mulheres, contudo já deixaram de ser menininhas há tempos! Nessa fase tão especial da vida, fazem do quarto seu universo particular, onde deve haver espaço não só para dormir e estudar, mas também para receber as amigas em divertidos encontros, ouvir música, navegar na internet e passar horas se arrumando em frente ao espelho. Será que alguém ainda duvida de que não há quem curta tanto seu próprio cantinho quanto uma adolescente. Nada mais justo do que adaptá-la aos caprichos dessas moradoras jovens, porém exigentes. O único limite a ser respeitado é o bolso dos pais, que geralmente têm de arcar com todos os custos. Desafio definido, a equipe de MinhaCasa se dedicou a montar um refúgio perfeito para mocinhas cheias de estilo. Contou com a consultoria do arquiteto Guro Requena, de São Paulo, que somou dicas superdescoladas às propostas da repórter visual Tatiana Guardian. Bicama para acolher as visitas e lugar certo para pendurar bolsas e acessórios são alguma das boas sacadas do projeto, mas o foco da atenção recai sobre o painel customizado no estilo lambe-lambe. Afinal, que garota não gosta de se cercar de referências a tudo aquilo que admira. “Essa personalização é saudável, faz parte da afirmação da identidade de cada um”, avalia Guto.

O clássico cor-de-rosa ganha a companhia de tons alegres

– A delicada tonalidade que mantém o posto de queridinha das meninas não poderia faltar, mas, em nome da descontração, recebeu o reforço de matizes mais impactantes e supernaturais, como roxo e amarelo.

– O segredo para abusar dessa cartela sem deixar o visual cansativo foi eleger uma base neutra. Os móveis predominantemente brancos e o laminado acinzentado (que remete à madeira clarinha) – presente no piso e em uma das paredes – abrem caminho para os detalhes multicoloridos.

– O mais legal é que, ao trocar a roupa de cama e os objetos decorativos, ganha-se um ar masculino. “É só substituir o roxo e o rosa por verde e azul, por exemplo. Os meninos vão adorar!”, sugere Tatiana.

Ordem facilita o dia a dia

– Armário pequeno só funciona se for arrumado. Maquiagem, bijuterias, fotografias… Agrupar os pertences por tema, em caixas e frasqueiras, é a receita para encontrá-los sempre no mesmo lugar.

-Com um velcro que pode ser preso ao cabideiro, a sapateira minimiza o drama de acomodar os calcados.

-O caixote de feira sobre o guarda-roupa tem o frescor da pintura amarela e a utilidade de um organizador.

Quando a amiga fica para dormir, é só puxar a cama extra

– Oferecer conforto às hóspedes sem precisar improvisar é tarefa descomplicada: basta contar com uma bicama e dispor de um kit adicional de travesseiro, lençóis e manta.

– Na hora do descanso, melhor do que esparramar as almofadas pelo chão é guardá-las em um pufe-baú. Este aqui possui rodízios, perfeitos para o vaivém pelo quarto.

Papel e cola branca customizam o quarto

– De longe, o painel inspirado nos lambe-lambes (aqueles cartazes colados em muros) até parece papel de parede! Montar um igual é simples e barato.

-Comece tirando cópias em preto e branco de pôsteres e páginas de revistas. Prepare uma mistura rala com uma parte de cola branca e três de água e espalhe-a em um pequeno trecho da parede, fixando as folhas em seguida. Repita até cobrir toda a superfície. Pincele a mesma mistura por cima das imagens já coladas. Espere secar e finalize com verniz acrílico, que pode ser incrementado com corante – aqui, usamos algumas gotinhas de amarelo.

-É fácil dar graça a um móvel básio: repare que a cama ganhou um encosto – uma placa de MDF colorida, aparafusada na parede.

– A escrivaninha, feita de chapas de MDF pintadas de branco, foi fixada com buchas e parafusos comuns. O acabamento lateral de cortiça funciona como mural. Um suporte invisível, encontrado em lojas de ferragens, prende a prateleira extra destinada a livros e cadernos.

Soluções arrojadas no cantinho da beleza

– Um espelho grande é artigo de primeira necessidade! Melhor ainda se a peça esbanjar personalidade, como está, que tem moldura de inspiração barroca.

– Puxadores comuns podem virar um descolado cabideiro se forem presos na parede. É só usar a criatividade para dispor os acessórios.

-A luz de efeito foi conquistada com três instalações (já vêm prontas, com fio e soquete) para luminárias pendentes – só que, surpresa: sem as luminárias! Escolha lâmpadas do tipo bolinhos, que chamam a atenção quando ficam aparentes.

“E se a gente aplicasse o revestimento do piso em uma das paredes, tornando confuso definir onde começa um e termina o outro.”, surgiu Guto Requena. Eis que a ideia deu certo. Se quiser copiar, procure empresas especializadas em instalação de laminado.

-O mix de peças e cores garante a linguagem moderna. “O resultado é um quarto romântico, sim, mas bem contemporâneo”, avalia o arquiteto.

Tudo isso em 7,50 m²

– Guto evitou posicional móveis perto da parede oposta à cama. Além de favorecer a circulação, a medida deixou o centro livre para assumir diferentes funções de acordo com a necessidade: usar o espelho, abrir a bicama ou espalhar os pufes, aproveitando o local como sala de estar para bater papo com as amigas.

O truque foi fazer valer cada centímetro da área em frente à porta. O canto de estudos, feito sob medida, se encaixa como uma moldura em volta da janela, aproveitando um espaço que geralmente é desperdiçado.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s