Continua após publicidade

É hora de renovar as energias!

O momento é propício para inaugurar planos, revisar desejos e, claro, reciclar o astral da morada. Tudo o que você vai precisar é de boas intenções e algumas dicas do feng shui

Por Minha Casa Digital
Atualizado em 10 set 2021, 01h47 - Publicado em 2 fev 2015, 18h07

Para iniciar o ano com o pé direito, bom mesmo é fazer uma faxina daquelas! Dispense o que não serve mais, conserte o que merece uma segunda chance, organize armários e aproveite para presentear a casa com algum mimo especial, como uma peça de decoração ou uma pintura nova. O importante é ter a intenção de fazer de seu espaço o melhor lugar para se viver. “A casa revela muito sobre nós”, diz Silvana Occhialini, fundadora do Instituto Brasileiro de Feng Shui. E não pense que somente as grandes mudanças fazem diferença: uma flor aqui, velas ali… e pronto! Num piscar de olhos, a energia da casa – e da vida – até parece outra

Cercar-se de símbolos de energia positiva não faz mal a ninguém

❚ Ô de casa! O bem- -estar deve ser anunciado já na porta de entrada. Para tanto, a consultora de feng shui Mariangela Pagano recomenda a escolha de uma b-onita maçaneta: “Funciona  como um talismã”.

❚ Ter vasos com plantas sempre a postos para dar as boas-vindas é a sugestão de Cris Ventura, também especialista na milenar técnica chinesa de harmonização de ambientes. As chamadas árvores-da-felicidade – duas espécies diferentes,porém muito parecidas, conhecidas como macho e fêmea – atendem bem a esse propósito. Na crença popular, a dupla está associada à vitalidade, à beleza e ao amor. “Cultive as versões macho e fêmea no mesmo vaso, que deve ficar no lado direito da porta de entrada da casa ou do estar”, orienta Cris. Como ambas são plantas de meia-sombra, costumam se desenvolver bem nesses locais.

❚ Fotografias e outras imagens queridas nunca são demais: se nossa casa representa nosso coração, as paredes são  as guardiãs das emoções.

❚ Espalhe flores por todos os lados! Elas são excelentes portadoras de energia “chi”, a força vital que, segundo os preceitos do feng shui, deve circular sem obstáculos por toda a morada. “Além disso, embelezam os espaços e transmitem a ideia de pureza”, diz Silvana. Com esse intuito, vale exibi-las em vasos com terra ou mesmo em arranjos na água. Aqui, as astromélias esbanjam charme na jarra de porcelana canelada (Coqueluche , R$ 114,90).

Continua após a publicidade

❚ Pedras e objetos de cristal próximos a um abajur (Futura Iluminação, R$  307) criam um poderoso foco de boas vibrações. “A mágica acontece quando a luminária é acesa  e sua luz intensifica o brilho dessas peças”, detalha Mariangela.

❚ Minerais reunidos em um pratinho, por si só,  já carregam uma boa  dose de simbolismo. O mix inclui ágatas de diversas cores, uma pirita e um quartzo branco. “A ágata é considerada a pedra da sorte e da proteção, a pirita está relacionada à área financeira e o quartzo representa a harmonia”, enumera Viviane Oliveira, do Atelier Lumi Cristal, de Tiradentes, MG. Mas há pedras para todos os gostos. Viviane explica que a albita (na foto acima, ao pé do abajur) está ligada à estabilidade e ao conhecimento. Já o quartzo rosa (à dir. da albita) , inspira bons sentimentos.

Terra, ar, água e fogo: faça bom proveito dos quatro elementos

❚ Ter plantas no banheiro, de acordo com o feng shui, é uma boa saída para ajudar a filtrar as energias negativas que costumam se acumular nesse cômodo. Porém, é preciso saber escolher a espécie certa, como a violeta, que sobrevive em áreas úmidas. Além disso, use somente vasos com terra e cuide para que a plantinha  esteja sempre saudável.

❚ O espelho que você  usa para se arrumar deve ser amplo, sem manchas  e bem iluminado. “Ele reflete sua autoimagem, por isso deve ser impecável”, diz Mariangela.

Continua após a publicidade

❚ Casa cheirosa é tudo de bom! Aromatizadores  vão bem em todos os ambientes. Um perfume muito especial, segundo Silvana, é o eucalipto:  “O óleo essencial extraído de suas folhas tem o poder de limpar energias dos espaços e das pessoas”.

❚ Se quiser uma dica para encantar as visitas, a sugestão é preparar uma água saborizada com folhas de hortelã e rodelas de limão e laranja lima. A graça está em servir a bebida em uma bela jarra transparente, sua simples presença na sala deixa a atmosfera mais fresca e agradável.

❚ O fogo, cujo simbolismo está ligado ao poder  de transformação, também não pode faltar. E nada melhor que representá-lo por meio das chamas de velas – que, além de tudo, ajudam a criar um clima aconchegante, seja ele festivo ou romântico.

❚ Há quem diga que espaços sem cores são como espaços sem vida. Mas não se preocupe se não gostar de tons chamativos nas paredes. “Eles podem estar presentes somente em pequenos objetos decorativos, em almofadas ou na roupa de cama”, aponta Silvana. E, para escolhê-los, esqueça as cartilhas prontas. O importante é observar as sensações que cada tonalidade desperta no seu estado de espírito – dizem que o vermelho provoca agitação, por exemplo, mas se você se sentir acolhido por sua vibração, qual o problema elegê-lo para decorar o quarto?

❚ Para terminar, que  tal uma boa reza? O arquiteto e consultor  de feng shui Carlos Solano – autor do livro Casa Natural , entre outros –, compartilha a prece que sua ex-faxineira, a mineira  dona Francisquinha,  fazia toda vez que chegava da rua: “Possa esta casa estar assentada sobre a bondade da terra. Possam as suas paredes ser abençoadas pelos quatro ventos do paraíso.  Possa o telhado ser guardado pelos céus acima. Que todos os que aqui habitam encontrem esperança e força  de vida, amor e alegria  de viver, fé e significado em seus destinos” .

Publicidade