9 quintais charmosos repletos de plantas

A parte do fundo das casas abaixo não só abriga muito verde como deixa as casas repletas de muito charme

O objetivo principal era transformar o quintal em área social”, conta Mariana Pierobon, que assina este projeto com Mariana Santoro. Assim, o projeto buscou tornar a lavanderia menos aparente – lavadora e estante foram posicionadas no canto e a parede ganhou personalidade com o amarelo (Girafa, ref. E027, da Suvinil). Completam a paleta, o berinjela presente na escada (Geleia de Uva, ref. R096, da Suvinil) e o azul (Olhos Azuis, ref. C334, da Suvinil) nos cobogós.

O objetivo principal era transformar o quintal em área social”, conta Mariana Pierobon, que assina este projeto com Mariana Santoro. Assim, o projeto buscou tornar a lavanderia menos aparente – lavadora e estante foram posicionadas no canto e a parede ganhou personalidade com o amarelo (Girafa, ref. E027, da Suvinil). Completam a paleta, o berinjela presente na escada (Geleia de Uva, ref. R096, da Suvinil) e o azul (Olhos Azuis, ref. C334, da Suvinil) nos cobogós. (Nathalie Artaxo/Divulgação)

Só de olhar, dá para entender por que os moradores consideram este refúgio verde o lugar mais gostoso da casa, localizada em São Paulo. O ambiente soma um paisagismo cuidadosamente cultivado pelos donos do pedaço e um canto perfeito para receber os amigos.

Só de olhar, dá para entender por que os moradores consideram este refúgio verde o lugar mais gostoso da casa, localizada em São Paulo. O ambiente soma um paisagismo cuidadosamente cultivado pelos donos do pedaço e um canto perfeito para receber os amigos. (Luis Gomes/Minha Casa)

Ao ganhar móveis e acabamentos caprichados, o quintal virou uma gostosa sala de estar ao ar livre. No piso, placas de cimento 45 x 45 cm foram cercadas por 15 sacos de seixos rolados.

Ao ganhar móveis e acabamentos caprichados, o quintal virou uma gostosa sala de estar ao ar livre. No piso, placas de cimento 45 x 45 cm foram cercadas por 15 sacos de seixos rolados. (Ricardo Jaeger/Minha Casa)

Depois que o antigo revestimento foi removido, a arquiteta e empresária Fernanda Ribeiro e o músico Flavio Venturini Marchesin, de São Paulo, contrataram um jardineiro para colocar o gramado. A partir daí, o restante do paisagismo foi sendo feito aos poucos – e continua até hoje.

Depois que o antigo revestimento foi removido, a arquiteta e empresária Fernanda Ribeiro e o músico Flavio Venturini Marchesin, de São Paulo, contrataram um jardineiro para colocar o gramado. A partir daí, o restante do paisagismo foi sendo feito aos poucos – e continua até hoje. (Luis Gomes/Minha Casa)

Que delícia de recanto no quintal_6 Tons terrosos, tijolinhos, móveis de madeira, objetos de ferro, ladrilhos, um bom forno de pizza e churrasqueira. Está criado o clima de fazenda! Para provar que dá para montar um ambiente com tudo isso no quintal, Minhacasa contou com a consultoria do arquiteto paulistano Gustavo Calazans.

Tons terrosos, tijolinhos, móveis de madeira, objetos de ferro, ladrilhos, um bom forno de pizza e churrasqueira. Está criado o clima de fazenda! Para provar que dá para montar um ambiente com tudo isso no quintal, Minhacasa contou com a consultoria do arquiteto paulistano Gustavo Calazans. (Luis Gomes/Minha Casa)

O dia em que a casa encontrou sua família 9 O corredor externo recebeu vasos com cactos e um canteiro, também erguido com materiais reaproveitados, no qual foram plantados exemplares de alpínia (com flores vermelhas). “É uma herbácea que cresce bastante e chega a 2 m”, diz a paisagista Janaína Nemes, da Vidaverde, responsável pelo projeto.

O corredor externo recebeu vasos com cactos e um canteiro, também erguido com materiais reaproveitados, no qual foram plantados exemplares de alpínia (com flores vermelhas). “É uma herbácea que cresce bastante e chega a 2 m”, diz a paisagista Janaína Nemes, da Vidaverde, responsável pelo projeto. (Gabriel Arantes/Minha Casa)

Responsável pela ligação entre a área da churrasqueira e o acesso à casa, a escada verde foi desenhada pela moradora. A montagem ficou a cargo do marido. Ele usou três pranchas de madeira e dois caibros que dão sustentação à estrutura. O tom escolhido para tingi-la foi a cor pronta verde colonial, da Suvinil.

Responsável pela ligação entre a área da churrasqueira e o acesso à casa, a escada verde foi desenhada pela moradora. A montagem ficou a cargo do marido. Ele usou três pranchas de madeira e dois caibros que dão sustentação à estrutura. O tom escolhido para tingi-la foi a cor pronta verde colonial, da Suvinil. (Célia Mari Weiss/Minha Casa)

O quintal delicioso que banha o interior da casa com luz natural. Projeto dos arquitetos Francesco Picciallo e Inara Pálinkás, do Brita Arquitetura.

O quintal delicioso que banha o interior da casa com luz natural. Projeto dos arquitetos Francesco Picciallo e Inara Pálinkás, do Brita Arquitetura. (Paulo Santos/Minha Casa)

O muro roxo atrás da churrasqueira dá o tom alegre, compondo com o mosaico de azulejos da parede onde foi instalado um chuveirão. A cortina floral sob a pia de alvenaria carrega a mesma proposta – o tecido foi cortado para ficar na medida necessária. Estrela da área externa, a churrasqueira é de concreto pré-moldado. Pensando em dar mais vida ao quintal, Ana criou uma área gramada com deques de madeira. Projeto Ana Maria Queiroga.

O muro roxo atrás da churrasqueira dá o tom alegre, compondo com o mosaico de azulejos da parede onde foi instalado um chuveirão. A cortina floral sob a pia de alvenaria carrega a mesma proposta – o tecido foi cortado para ficar na medida necessária. Estrela da área externa, a churrasqueira é de concreto pré-moldado. Pensando em dar mais vida ao quintal, Ana criou uma área gramada com deques de madeira. Projeto Ana Maria Queiroga. (/)

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s