Como é gostoso cuidar do jardim

O amor pelas plantas e o olhar atento da moradora garantem um espaço sempre verde, que pode ser contemplado pela família faça chuva ou faça sol

Em dias de calor, é aqui fora que a pedagoga Amalia Nunes Pinheiro, de Santa Maria, RS, passa suas tardes. E, no inverno gelado da região, esse canto continua sendo o queridinho dela, do marido e das filhas, refugiados na varanda fechada ao lado, que, claro, tem vista para o verde. “Quase todos os dias venho para cá e cuido das espécies mais frágeis”, diz Amalia, que acompanha o desenvolvimento do jardim de pertinho. Como o terreno é úmido e há muita geada, ela fica de olho na adaptação de cada exemplar. “É uma tarefa encantadora e relaxante”, conta.

As belezas do quintal e da varanda fechada

• No gramado, Amalia dedicou um cantinho para as plantas, abrigadas sob um pergolado de pínus autoclavado, projetado pelo marido, que é engenheiro. “Tentei cobrir a estrutura com trepadeira sapatinho-de-judia, mas ela não aguentou o clima, então optei pela tumbérgia lilás, que está crescendo bem”, diz a moça. No piso, pedrinhas de arenito amarelo demarcam a área. 

• Suculentas são as espécies preferidas da moradora: elas ocupam todo o chafariz de pedra e ficam espalhadas em vasinhos pelo quintal. “Além delas, cultivo helicônias, bromélias, chifre-de-veado, palmeira-real e as floridas maria-sem-vergonha e lobélia azul”, enumera. 

• A varanda anexa era pouco usada, por isso foi isolada com janelões de madeira e vidro. “Agora virou ponto de encontro da família toda. Adoramos ficar nas poltronas e esparramados no tapete, tomando chimarrão e olhando o paisagismo”, diz Amalia, que cuidou da decoração com objetos e cores inspirados na obra da pintora mexicana Frida Kahlo.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s