Kokedama: confira todos os passos para fazer o arranjo oriental
O nome em japonês significa bola de musgo, e já dá uma pista de uma parte importante do trabalho
Por Texto: Faiga Silveira / Reportagem Visual: Carolina Leonelli e Gabriela Tamari
access_time
28 Mar 2017, 17h42 - Publicado em 11 Aug 2015, 10h00
Kokedama (FERNANDO STANKUNS/Minha Casa)
As paisagistas do escritório Oficina2mais, Gabriela Tamari e Carolina Leonelli, revelam todas as etapas e entregam as dicas para você copiar essa ideia e deixar sua bolinha perfeita!
+ O jardim sempre cabe!
Você vai precisar de:
❚ Uma placa de fibra de coco de 30 x 30 cm – se não encontrar nessa medida, compre maior e recorte
❚ Tesoura
❚ Seixos rolados (de qualquer cor)
❚ Um saco pequeno de musgo
❚ Um saco pequeno de casca de árvore
❚ Orquídea (compre-a plantada em vaso de plástico de 10 cm de diâmetro)
❚ Um rolo de sisal

Veja o passo a passo:
-
1. Kokedama 1
zoom_out_map
1/10 Faça um recorte arredondado (12 cm de raio, aproximadamente) em cada vértice do quadrado de fibra de coco. Reserve essas sobras. (Zé Gabriel)
-
2. Kokedama 2
zoom_out_map
2/10 Apoie três seixos rolados grandes no centro – eles têm a função de peso, por isso, se achar que as pedras são pequenas, não há problema em inserir mais. (Zé Gabriel)
-
3. Kokedama 3
zoom_out_map
3/10 Sobre os seixos, coloque um punhado de musgo umedecido e algumas lascas de casca de árvore – esses elementos servem para manter a umidade nas raízes. (Zé Gabriel)
-
4. Kokedama 4
zoom_out_map
4/10 Retire a planta escolhida do vaso de plástico e envolva suas raízes e seu substrato com o musgo e as cascas de árvore. (Zé Gabriel)
-
5. Kokedama 5
zoom_out_map
5/10 Feche as abas contrárias da fibra de coco, duas de cada vez, deixando um espaço de dois dedos entre a fibra e o colo da planta para não sufocá-la. (Zé Gabriel)
-
6. Kokedama 6
zoom_out_map
6/10 Corte um pedaço do sisal, segure uma ponta, dê algumas voltas no conjunto de fibra para bem prendê-lo e amarre o final à ponta solta. (Zé Gabriel)
-
7. Kokedama 7
zoom_out_map
7/10 Pegue os restos da fibra de coco que reservou, desfie-os com as mãos e use-os para encapar o arranjo todo, dando a ele um formato arredondado. (Ze Gabriel)
-
8. Kokedama 8
zoom_out_map
8/10 Pegue a ponta do rolo de sisal e dê voltas com o fio de maneira aleatória, fazendo um emaranhado, envolvendo bem toda a bolinha. Corte e dê um nó nas duas pontas. (Zé Gabriel)
-
9. Kokedama 9
zoom_out_map
9/10 É hora de preparar o fio que servirá de suporte para pendurar a kokedama. Corte cerca de 2 m de sisal, junte as pontas e estique. Faça um nó bem no meio desse fio duplo. Corte a extremidade que ficou unida, de modo a formar um X com a corda. (Zé Gabriel)
-
10. Kokedama 10
zoom_out_map
10/10 Apoie a kokedama no centro do X, levante as pontas e as amarre pouco acima da folhagem. Ainda restará uma boa sobra de sisal, que você usará para prender a um gancho, no teto. (Zé Gabriel)