Continua após publicidade

As regras da cortina

A escolha do modelo fica mais fácil com algumas dicas simples que dão aquela ajuda certeira. Desvendamos o mistério que ronda o tecido, o comprimento e a largura da cortina e sua distância em relação ao teto.

Por Texto: Lara Muniz / Reportagem visual: Paulo Lagreca / Foto: Ana Casatti / Ilustrações: Rebeca Simone
Atualizado em 9 set 2021, 23h46 - Publicado em 11 jan 2017, 10h00

Só mesmo quem já comprou cortinas sabe como essa tarefa pode ser complicada. O equilíbrio entre o tecido certo, a altura ideal para a instalação e as medidas adequadas ao espaço será responsável pelo resultado perfeito. Confira as indicações a seguir.

TECIDO Antes de ir às lojas, pense na quantidade de luz natural que entra no ambiente: essa referência serve de guia para eleger um tecido transparente, ideal para lugares mais escuros, ou encorpado, que ajuda a filtrar a claridade excessiva. Leve em conta também o quanto você precisa de praticidade: tecidos sintéticos não encolhem, e a grande maioria permite lavagem doméstica.

ESTAMPA Cores e padrões estão liberados, desde que em harmonia com a decoração. Por outro lado, os modelos lisos são sempre corretos e fáceis de combinar. Vale lembrar: tons fortes e estampas podem desbotar se constantemente expostos à luz do sol.

❚ COMPRIMENTO O ideal é que a cortina apenas toque o chão. Se houver sobra – essa bainha extra é chamada de arraste –, deve ser de no máximo 4 cm. Isso porque um arraste longo demais prejudica a circulação e acumula poeira.Se você não puder ter uma cortina até o chão porque há um móvel na frente, por exemplo, experimente um painel reto do tipo rolô, que não tem dobras verticais e, assim, garante um visual mais elegante.

Continua após a publicidade

LARGURA Modelos estreitos, que se restringem ao vão da janela, deixam o ambiente mais leve. Os trechos de parede que sobram nas laterais podem ganhar arranjos de quadros ou até uma luminária.

DISTÂNCIA DO TETO

Continua após a publicidade

X ERRADO: se a janela for baixa e você instalar o trilho ou o varão logo acima dela, a impressão será de achatamento do pé-direito do ambiente.

✓ CERTO: se o pé-direito for bem alto, instale a cortina a meio caminho entre o teto e a parte superior da janela. Usando varões, é mais fácil regular a altura.

✓ CERTO: para obter efeito de amplidão, um bom truque é deixar a cortina bem no alto. Existem até modelos de trilho apropriados para fixação direta no teto.

Continua após a publicidade

Publicidade