Banheiro inteligente

Você pode ter em casa um ambiente que atenda com segurança e conforto às necessidades de diferentes usuários, em todas as fases da vida. Veja como!

Idosos demandam acessórios que auxiliem na locomoção. Crianças pedem atenção nos detalhes, como o acesso a tomadas. Piso antiderrapante é indicado sempre: os escorregões estão entre as principais causas de acidentes dentro de casa. A seguir, o arquiteto Marcus Vinícius A. Marques, do escritório paulistano Duca, especializado em desenho universal, esmiúça essas e outras regrinhas de segurança e conforto para seu banheiro.

Acessibilidade exige cuidados extras

• Em um espaço adaptado para cadeirantes, a área sob a pia deve ficar livre para permitir a aproximação da cadeira de rodas.

• Troque o mecanismo que aciona a descarga por um que peça apenas um leve toque. As bacias com caixa acoplada não são indicadas, pois impedem a instalação da barra de apoio na altura adequada.

• A largura mínima para a porta é de 80 cm.

Um banho de segurança

Vidro temperado é o melhor material para o boxe: resiste a choques térmicos e, em caso de quebra, desmancha-se em fragmentos pouco cortantes. Assento fixo na parede (a 46 cm de altura e com pelo menos 45 cm de largura) evita quedas na hora de ensaboar pernas e pés.

O fim dos escorregões

A regra é eleger um piso antiderrapante, com coeficiente de atrito superior a 0,4. Tapete? Só de borracha ou com ventosas. O desnível com relação à área do boxe não pode ultrapassar 1,5 cm e tem de ser em rampa, nunca em degrau.

Apoio essencial

Barras de segurança ajudam idosos e deficientes físicos a se moverem com firmeza. “Posicione-as dentro do boxe e perto do vaso sanitário, à altura de 75 cm”, orienta Marcus. As peças devem ter 80 cm de extensão.

Tudo à mão

Para atender bem a usuários de estaturas variadas, a bancada deve medir entre 78 e 85 cm de altura. Portas-toalhas têm de estar de 1,10 a 1,35 m do chão e tomadas e interruptores, de 0,90 a 1,20 m.

Torneira amiga

Modelos acionados com apenas um toque, como os do tipo alavanca, facilitam a vida de quem sofre de dificuldades motoras.

Atenção à criançada

Bancos e escadinhas estão liberados para auxiliar os pequenos a alcançar a pia, mas precisam contar com pés emborrachados e antiderrapantes, além de estrutura firme. Protetores de tomadas afastam o risco de choques.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s