Continua após publicidade

Três salas, três estilos

Conheça projetos de estar e jantar integrados que têm a carinha das donas – e inspire-se para deixar a sua do seu jeito!

Por Texto: Juliana Duarte
Atualizado em 10 set 2021, 01h11 - Publicado em 9 set 2015, 12h00

A ala social é o cartão de visita de um lar – nela, recebemos convidados e compartilhamos momentos gostosos com a família e os amigos. Ou seja, não é à toa que a sala costuma ser o ambiente que melhor reflete a personalidade dos moradores. Quer exemplos? Veja: 

Cor marcante e complementos neutros: uma combinação certeira

O talento de Bruna Lourenço como designer de interiores foi colocado em prática ao decorar a sala de seu apê, em São Paulo. “Foi o primeiro projeto em que pude concretizar todas as minhas ideias“, orgulha-se a moça, que explica algumas delas a seguir.

Foto: Luis Gomes

❚ “Queria uma decoração bem feminina e jovem, por isso decidi pintar uma parede de um tom alegre [Decora Acrílico Premium na cor Framboesa, ref. 30RR 12/281, da Coral. Tintas MC]. Os demais elementos são neutros para não deixar o visual pesado.” 

Continua após a publicidade

❚ “No lugar de um rack comum, comprei prateleiras de MDF, que foram instaladas com suportes camuflados na parede. Para esconder os fios, pedi a um marceneiro que fechasse o trecho abaixo das prateleiras inferiores com uma folha de laminado.”

Foto: Luis Gomes

Fluidez e harmonia em 17 m��

❚ A fim de favorecer a circulação, Bruna dispôs sofá (1) e mesa de jantar (2) alinhados – e eles ficaram perto justamente da superfície tingida com o tom vibrante, o que reforça a integração visual de estar e jantar.

Continua após a publicidade

Ilustração: Alice Campoy

Ambiente acolhedor e sofisticado, na medida para encantar visitas

Quando a pediatra Fabiane da Costa convocou a arquiteta Camila Chalon para criar o projeto de seu apê em Porto Alegre, fez um pedido: ter um lar chique e confortável. “E ela captou direitinho o que eu queria”, comemora a moradora, que comenta seu pontos favoritos.

Continua após a publicidade

Foto: Ricardo Jarger

❚ “Moro sozinha, mas gosto de ver a casa cheia. Por isso, uma mesa ampla junto ao balcão americano era item obrigatório.”  

❚ “O papel de parede neutro [ref. 9110, da linha Harmonia, da Bobinex. Gi Decorações] aplicado nas superfícies junto ao sofá oferece requinte. Sugestão da Camila, assim como o padrão amadeirado no acabamento de vários itens de marcenaria – o revestimento confere um ar moderno sem perder aquele jeitinho de casa de mãe.”  

❚ “O painel de MDF com espelhos e dois acabamentos diferentes foi desenhado para fixar a TV. Só que gostei tanto do resultado que fiquei com dó de furá-lo, então encomendei um rack.”

Continua após a publicidade

Foto: Ricardo Jarger

15 m² que renderam

❚ A escolha de tonalidades claras e a colocação de espelhos no painel (1) e na parede do jantar (2) ajudam a ampliar visualmente o espaço.  

❚ Em dias de festa, uma quinta cadeira pode ser colocada na cabeceira da mesa, como nas fotos.

Continua após a publicidade

Ilustração: Alice Campoy

As lembranças colorem e dão vida ao projeto feito sem pressa

Aos poucos: é assim que a bióloga Mariana Campanholi Daher tem montado o décor da sala de seu apê, em São Paulo. “Acredito que o ambiente vai se renovando com o tempo, de acordo com minhas experiências de vida”, diz ela, que justifica algumas de suas escolhas.

Foto: Alessandro Gruetzmacher

❚ “Resolvi pintar as paredes de um tom off-white [Decora Acrílico Premium na cor Gelo, ref. 002, da Coral. Tintas MC] para pincelar à vontade itens coloridos, como a adega em formato de bomba de gasolina, o pufe e as almofadas – eles têm visual retrô, estilo de que gosto bastante.”

❚ “Como tudo é afetivo por aqui, coloquei dois quadros [logo acima do sofá] do meu irmão, o artista plástico Gabriel Daher.”

❚ “No trecho do jantar, é uma recordação de viagem que traz os toques de cor: um quadro retratando o Central Park, em Nova York, arrematado nessa cidade norte-americana.”

Foto: Alessandro Gruetzmacher

Tudo encontra seu lugar em 16 m²

❚ Mariana tirou proveito do formato em L do ambiente para setorizá-lo, montando o jantar no lado menor (1). Assim, o maior (2) pôde acomodar com folga mesa lateral, sofá e aparador.

Ilustração: Alice Campoy

Publicidade