Dicas para montar o quarto do bebê

As cores e os temas mudam segundo a inspiração dos pais. Já os cuidados com a segurança e o bem-estar valem para todos - e devem vir em primeiro lugar.

Caprichar no quarto do pequeno é muito mais que planejar uma decoração encantadora: as medidas de segurança mantêm o bebê protegido, a iluminação ideal evita estresses desnecessários, e os móveis, se bem escolhidos, garantem conforto. “Os pais vão passar muito tempo nesse ambiente. Assim, é natural fazer escolhas que facilitem a vida deles”, aponta a designer de interiores Alessandra Amaral, do ateliê que leva seu nome, no Rio de Janeiro. A circulação tem de ser prioridade, então procure deixar ao menos 80 cm livres em frente à área de acesso ao berço – no futuro, a criança vai usar esse espaço para brincadeiras.

Bebê seguro no ninho

Na janela, a rede de proteção é obrigatória – e, mesmo assim, berço e trocador só devem ficar perto da abertura quando não existir opção. Caso os móveis não tenham cantos arredondados, recorra aos protetores de quinas. Os de tomadas também são bem-vindos, em especial os modelos com chave de segurança.

Cômoda ideal

Para organizar confortavelmente o kit de higiene e o trocador, o móvel precisa ter 80 x 50 cm, no mínimo. A altura-padrão é 90 cm.

Soninho bom! 

Ao escolher o berço, repare nas medidas: quando o colchão estiver no nível mais alto, a distância mínima entre ele e o topo da grade deverá ser de 20 cm; quando estiver na mais baixa, de 50 cm. O espaçamento seguro entre as ripas varia de 2,5 a 6 cm.

Para os primeiros passinhos

Aconchegante e fácil de limpar, o revestimento vinílico é o preferido. Se optar por piso frio, aqueça o cômodo com um tapete – que precisa ser lavável e ter proteção antiderrapante no avesso.

Atmosfera calmante

As trocas de fralda e as mamadas noturnas pedem iluminação indireta: escolha um abajur com luz amarela suave ou interruptores com dimmer, que permitem o controle preciso da luminosidade.

Poltrona de amamentação

Qualquer modelo confortável e de braços baixos resolve o caso. Vale até usar uma peça que já tenha em casa. “É só cobri-la com uma capa em harmonia com o quarto”, aconselha Alessandra.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s