Continua após publicidade

Também é lugar deles

Quem disse que só as mulheres mandam bem na cozinha? No lar da família Espinheiro, mãe e filha são quituteiras de mão-cheia, porém são o pai e os três filhos que mais se esmeram diante do fogão. Nada mais justo, portanto, que a casa deles, em Castanhal, PA, ganhasse um caprichado espaço gourmet

Por Minha Casa Digital
Atualizado em 10 set 2021, 01h18 - Publicado em 16 jun 2015, 10h00

Cada membro do clã tem sua especialidade: seu Eduardo, o pai, prepara os peixes; Júnior faz o arroz com camarão, tucupi e jambu e o café com pupunha, típicos do Pará; Alexandre cuida das batatas ao forno; e Adriano, bem, este é craque em provar tudo. Só faltava um local à altura desses talentos – daí a decisão de transformar o quintal coberto, localizado nos fundos da casa, em um canto para preparar e degustar as refeições. Coube ao arquiteto Neto Porpino, paraense radicado em São Paulo, criar um projeto que mesclasse beleza e funcionalidade e, à matriarca, dona Nazaré, tocar a reforma. O resultado agradou tanto que o fogão passou a ser disputado. No mais recente encontro da família, o cardápio ficou por conta da filha, Érica.  Noite de folga para os rapazes!

❚ Para dar destaque à estrela do ambiente, o arquiteto propôs um revestimento marcante atrás do fogão. O modelo escolhido, normalmente usado em pisos, surpreendeu dona Nazaré. “Algumas regras podem e devem ser quebradas, desde que respeitadas as especificações do produto – nesse caso, não havia restrição”, diz Neto. O elaborado desenho em preto e branco do porcelanato ( Monalisa 45 , 45 x 45 cm, da Star Golden. Estância Jesus) acabou conquistando a moradora.

❚ Como contraponto ao painel vertical, duas prateleiras de 25 cm de profundidade foram alinhadas à coifa. De quebra, as peças comportam vasinhos com temperos e outros itens.

❚ Desenhada em formato de U, a bancada com tampo de granito são gabriel inclui pia, armários, lixeira embutida e amplo espaço para o trabalho dos cozinheiros.

❚ A moradora quis aproveitar as banquetas que já tinha. A altura do novo balcão (94 cm) exigiu que os pés dos móveis fossem serrados. A troca dos assentos por tecido estampado arrematou  a transformação. 

Continua após a publicidade

❚ Além dos objetos coloridos, a parede no tom de madeira quebra o predomínio do preto e branco – placas de porcelanato ( Forest  Noce , 90 x 45 cm,  da Via Rosa. Estância Jesus) se encarregam do visual. 

❚ Essa superfície recebeu, ainda, três arandelas ( Box , Itaicy Iluminação, R$  67,20 cada) também alinhadas à coifa. 

No lugar certo

Continua após a publicidade

❚ A parede (1) que separava a cozinha da área de refeições veio abaixo. Uma nova divisória (2) agora isola a lavanderia (3).

❚ Mãos-francesas substituíram  os pilares (4) que sustentavam  o telhado do anexo.

Publicidade