Decoração de apartamento pequeno traz integração de ambientes

O imóvel de 48 m² já havia passado por uma reforma. Mas precisou ser repaginado outra vez – agora para se adequar às necessidades e gostos de sua nova dona

Encarregada do projeto, a designer de interiores Liliana Zenaro lista os principais objetivos: “Em uma área que não é das mais generosas, precisávamos criar ambientes que fossem práticos, para facilitar o cotidiano corrido da moradora, e, ao mesmo tempo, confortáveis, já que ela recebe amigos e familiares que vêm do Rio”. O segredo, segundo a profissional, foi explorar a integração entre os cômodos, bem como sacar alguns truques de marcenaria – e um pouco de quebra-quebra também foi necessário.

Tudo junto, misturado e bem ESPAÇOSO

 (Adriana Barbosa/Minha Casa)

❚ Integrar ambientes foi essencial para tirar máximo proveito do espaço. Do lado da sala, o balcão americano apoia a mesa de refeições, cercada por cadeiras e por um banco que também atua como baú. Do lado da cozinha, oferece gavetas, armário e nichos. Note que a peça apresenta um recorte – mais estreita na ponta, ela favorece a circulação.

 (Adriana Barbosa/Minha Casa)

❚ O nicho acima acomoda taças e integra prateleiras que se estendem até a sala, onde abrigam itens decorativos.

 (Adriana Barbosa/Minha Casa)

Mais conforto e CLARIDADE na sala

 (Adriana Barbosa/Minha Casa)

❚ A criação do lavabo exigiu o fechamento da porta que dava para a área de serviço e a abertura de uma passagem para o estar, que foi equipada com porta de correr. “A obra ainda envolveu a mudança de pontos hidráulicos para inverter a posição da pia e a construção de uma estrutura de drywall com nichos, a fim de esconder uma coluna que não constava na planta”, conta a designer.

 (Adriana Barbosa/Minha Casa)

❚ Embora a sala seja banhada pela luz natural que entra pela janela, o projeto de iluminação exigiu atenção especial. “Usamos muitos elementos pontuais, como as dicroicas embutidas no forro de gesso e os pendentes sobre a mesa. Então precisávamos de uma fonte de luz mais geral e difusa para o ambiente. Assim, embutimos lâmpadas fluorescentes no cortineiro de gesso”, aponta.

 (Adriana Barbosa/Minha Casa)

FECHA DALI, ABRE DAQUI

❚ Sem uso, o antigo banheiro de serviço foi convertido em lavabo (1) (confira mais detalhes no texto do boxe acima).

❚ Como, além de abrigar hóspedes, o segundo quarto (2) também tem a função de closet, foi aberta uma passagem (3) entre esse cômodo e o dormitório principal.

Problema vira solução e ajuda a definir toda a decoração do DORMITÓRIO

 (Adriana Barbosa/Minha Casa)

❚ Na parede da cabeceira, uma coluna junto à janela comprometia o equilíbrio visual do ambiente. A questão foi resolvida com um painel de MDF com acabamento em laca cinza, que abraça o elemento estrutural e, de quebra, embute um nicho equipado com fitas de LED. A cama foi posicionada no centro, de modo a liberar circulação nas laterais.

 (Adriana Barbosa/Minha Casa)

❚ Repare que a paleta é basicamente formada pelo tom da madeira, branco, cinza e uma pincelada de amarelo – que, no caso, tinge um dos criados-mudos. A ideia foi repetir o jogo de cores da sala (veja na foto que abre a matéria), a fim de manter a unidade visual.

 (Adriana Barbosa/Minha Casa)

❚ O banheiro ganhou porcelanato imitando concreto no piso, pastilhas brancas nas paredes, bancada com tampo de mármore piguês e cuba de semiencaixe – a opção por esse modelo foi para favorecer o trânsito e a abertura da porta.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s