10 dicas para aproveitar o espaço na lavanderia

Cada vez mais enxutas, elas pedem soluções bem pensadas, máquinas e tanques funcionais e itens específicos para o ambiente

1.Estude os varais

Em geral, os modelos de teto e de parede são mais indicados do que os de piso, que ocupam espaço de passagem. Há diversos tipos: os tradicionais, os que possuem varetas individuais, os sanfonados e até mesmo os feitos sob medida. “Há lojas que confeccionam como você precisar, e isso ajuda muito”, comenta a arquiteta Juliana Pippi, de Florianópolis. Na hora de instalar o modelo eleito, ela recomenda que se faça perto de aberturas onde haja ventilação natural ou uma boa corrente de ar. “A melhor posição é a perpendicular à janela, para que o ar circule entre as varetas e as roupas sequem rapidamente”, reforça a arquiteta Patricia Pomerantzeff, de São Paulo.

2. Atenção à entrada

Se a porta de acesso à lavanderia for um modelo de abrir, ela pode estar inutilizando centímetros valiosos da área, pois precisa de espaço livre para a abertura da folha. Isso sem contar que muitas vezes o varal não pode ser posicionado logo atrás dela. Sendo assim, o ideal é substituí-la por uma de correr – não é preciso investir naqueles modelos que vão embutidos na alvenaria, dá para optar pelos de roldanas que correm paralelamente à parede. E, para qualquer situação, a arquiteta Patricia dá uma dica: “Folhas ripadas ou com veneziana vazadas são boas soluções, pois reforçam a ventilação. Quanto mais ar circular nesse ambiente, melhor”, diz. Outra opção é deixar o vão livre, sem fechamento.

3. Abuse dos ganchinhos

Eles são ótimos aliados para erguer vassouras, rodos, espanadores, cestinhos e pás – o que libera o piso e ainda ajuda, e muito, na hora de varrer ou jogar água no chão. “Há os tipos que se apoiam nas portas e os fixos com parafusos, ventosas ou adesivos para paredes. Mas respeite a recomendação de peso suportado por cada um”, lembra a personal organizer Ingrid Lisboa, de São Paulo.

4. Utilize o espaço vertical

Mesmo que tenha apenas uma parede livre, dá para tirar o melhor proveito dela, instalando ali armários, nichos ou prateleiras do piso ao teto. O mercado oferece móveis bem específicos, como armários altos com partes estreitas para guardar vassouras, rodos e escadas, além de um mais robusto para o aspirador de pó. Se não quiser investir em um móvel, monte uma estante com prateleiras – o único inconveniente é que terá de mantê-las sempre em ordem. Para tanto, use cestinhos, caixas, aramados e divisórias, deixando à mão os frascos, pregadores, produtos de limpeza e o que mais precisar.

5. Aproveite a alvenaria acima da lavadora

Os modelos lava e seca de abertura frontal são um curinga para pequenas áreas, pois permitem a colocação de uma bancada ou até mesmo de armários imediatamente acima da máquina. “Ela não precisa ficar necessariamente no piso: pode ser instalada mais elevada, sobre uma bancada, e você ocupa o vão abaixo dela também”, sugere Juliana. Já se o modelo for de abertura superior, não use os varais de teto nesse local para evitar o gotejamento direto sobre o equipamento. Nesse caso, o mais indicado é tomar a parede com prateleiras ou armários. Mas atenção: calcule uma boa altura para que seja possível abrir a tampa da máquina e acessar o interior dela com conforto.

 (Célia Wess/Minha Casa)

6. Faça dos cabides seus aliados
Na hora de estender roupas, para otimizar o varal, coloque as camisas molhadas em cabides e os pendure nos varões. Você vai ver que cabem muito mais peças assim, e elas ainda secam esticadinhas! Os cabides também ficam na lavanderia caso a roupa limpa seja passada por lá. Vale prever uma prateleira com cabideiro acoplado para pendurar as peças prontas para irem para o guarda-roupa.

7. Pense em uma tábua curinga

Não tem jeito, uma tábua de passar pede um bom espaço para ser guardada. Mas é possível embuti-la em algum móvel da lavanderia. Há diversas formas de fazer isso – você pode encomendar a uma marcenaria um projeto sob medida, comprar um modelo de tábua retrátil pronto ou até mesmo criar uma sozinho, usando corrediças telescópicas para fazer a peça correr para debaixo de uma bancada.

8. Troque o tanque

O modelo mais tradicional de louça com coluna não ajuda muita no aproveitamento da área. Se for viável, o ideal é substituí-lo por um de embutir (de inox ou de louça). Aí, será preciso prever uma bancada ou um móvel para encaixá-lo, o que ainda permite usar o espaço inferior. “Um armário é uma boa saída para armazenar produtos de limpeza”, sugere a arquiteta paulistana Renata Castilho. E Juliana lista mais uma vantagem: “Alguns modelos de tanque vêm com uma tampa acoplada, o que soma mais uma superfície e organiza visualmente o ambiente”.

9. Encontre cantinhos
Olhe com atenção para a área: pode haver pequenos vãos ao lado da máquina, do tanque ou entre armários. Perceba que eles também podem ser utilizados. Vale procurar em lojas especializadas os chamados carrinhos auxiliares com rodízios (o modelo estreitinho Prateleira Multiúso, da Arthi, por exemplo, tem 12,5 cm de largura, três andares e custa R$ 69,99 na Americanas.com ). Eles se encaixam nos buraquinhos e podem ser levados a qualquer local da casa na hora da faxina.

10. Organize o fluxo de roupa
Uma marcenaria com um gavetão é um belo recurso para guardar as peças que ficam esperando a lavagem. Outra alternativa é usar caixas armazenadoras de plástico sobre a bancada ou em nichos. “Dá para criar um fluxo inteligente, separando as roupas claras das escuras, as sujas e as passadas…”, finaliza Ingrid.

 (Alessandra Okazaki/Minha Casa)

Preço pesquisado em 8 de dezembro de 2017 sujeito a alteração.

Veja também
Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s